TUTORIA ON LINE EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Larissah Cordovil Nogueira Centro Universitário Uninorte -UNINORTE/AC
  • Gabriela Oliveira da Silva Taveira Centro Universitário Uninorte -UNINORTE/AC
  • Rebecca Haana Queiroz Marinho Centro Universitário Uninorte -UNINORTE/AC
  • Rhuan Pablo do Prado Rodrigues Centro Universitário Uninorte -UNINORTE/AC
  • Rodolfo Alves Queiroz Centro Universitário Uninorte -UNINORTE/AC
  • Samara Firmino Magalhães Centro Universitário Uninorte -UNINORTE/AC
  • Samara Oliveira Queiroz Centro Universitário Uninorte -UNINORTE/AC
  • Tiago Lima de Albuquerque Centro Universitário Uninorte -UNINORTE/AC
  • Wilson Lopes Isquierdo Neto Centro Universitário Uninorte -UNINORTE/AC
  • Ruth Silva Lima da Costa Centro Universitário Uninorte -UNINORTE/AC

Resumo

A tutoria é um método que permite o acompanhamento sistemático do aluno, possibilitando um melhor desempenho técnico, emocional e relacionamento interpessoal, através do acompanhamento de um professor tutor com o intuito de facilitar esse processo. Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, cujo objetivo é descrever a experiência de acadêmicos do curso de medicina de um Centro Universitário do Acre frente a experiência da tutoria de forma remota. A partir dos relatos dos alunos, evidenciou-se que mesmo a tutoria ter sido realizada em um formato a distância, esse fato não trouxe prejuízos para o processo ensino aprendizagem, pois contribuiu   para o desenvolvimento de habilidades pessoais dos envolvidos, além de permitir a criação de vínculo entre eles, facilitando o processo de aprendizagem e sendo capaz de os levar as refletirem sobre a prática e a buscar novos conhecimentos, proporcionando um aprendizado de qualidade. Por fim, considera-se que a prática de tutoria, mesmo realizada a distância, pode ser capaz de render bons resultados na construção do conhecimento.

Palavras-chave: Epidemia por novo Coronavírus 2019. Estudantes de Medicina. Tutoria.

Referências

UMAKANTHAN, Srikanth et al. Origin, transmission, diagnosis and management of coronavirus disease 2019 (COVID-19). Postgraduate medical journal, v. 96, n. 1142, p. 753-758, 2020.

CHUNG, Jee Young; THONE, Melissa N.; KWON, Young Jik. COVID-19 vaccines: The status and perspectives in delivery points of view. Advanced drug delivery reviews, 2020.

MORETTI-PIRES, Rodrigo Otávio et al. Pedagogical strategies in medical education to the challenges of Covid-19: scoping review. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 45, n. 1, 2021.

GOMES, Candido Alberto et al. Education during and after the pandemics. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, n. AHEAD, 2021.

DÍAZ ROLDÁN, José Luís. Administración de la práctica tutorial en tiempos del COVID-19: Atendiendo las necesidades especiales de los alumnos universitarios a través de la tutoría en línea. Dilemas contemporáneos: educación, política y valores, v. 8, n. SPE1, 2021.

AGUIRRE BENITEZ, Elsa Liliana et al. Tutoria como um processo que fortalece o desenvolvimento pessoal e o crescimento do aluno. Pesquisa médica, Cidade do México, v. 7, n. 25, p. 3-9, março de 2018.

RIO BRANCO, Prefeitura Municipal de Rio Branco. Decreto nº 196 de 17 de março de 2020. Dispõe sobre medidas temporárias a serem adotadas, no âmbito do município frente a pandemia do coronavírus. Rio Branco, 2020.

CARMO, Renata De Oliveira Souza; FRANCO, Aléxia Pádua. Da docência presencial à docência online: aprendizagens de professores universitários na educação a distância. Educação em Revista, v. 35, 2019.

CASTAMAN, Ana Sara; RODRIGUES, Ricardo Antônio. Distance Education in the COVID crisis-19: an experience report. Research, Society and Development, v. 9, n. 6, 2020.

DE MARCHI, Ana Carolina Bertoletti et al. A prática de tutoria online por meio de competências: estudo de caso de uma metodologia aplicada ao curso de Formação de Tutores. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 9, n. 1, 2011.

MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Uma visão integrada. Tradução por Roberto Galman. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

HACK, Josias Ricardo; ALBUQUERQUE, Daniela Aparecida de. Afetividade na educação a distância: um estudo de caso sobre o curso de letras-português na modalidade a distância da UFSC. Revista Educação e Linguagens, v. 5, n. 9, 2017.

HAGUENAUER, Cristina Jasbinschek; MUSSI, Marcus Vinicius Freitas; CORDEIRO FILHO, Francisco. Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Definições e Singularidades/Virtual Learning Environments: Definitions and Singularities. Revista Educaonline, v. 3, n. 2, 2011.

MATTAR, JOÃO et al. Competências e funções dos tutores online em educação a distância. Educação em Revista, v. 36, 2020.

ABAWAJY, Jemal. Analysis of asynchronous online discussion forums for collaborative learning. International Journal of Education and learning, v. 1, n. 2, p. 11-21, 2012.

CAMACHO, Alessandra Conceição Leite Funchal et al. Possibilidades para o Projeto didático em disciplinas conectados na saúde. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, v. 9, n.4, p. e111942907, 2020.

CAMPOS, Gilda Helena Bernardino de, ROQUE, Gianna Oliveira, AMARAL, Sérgio Botelho do. Dialética da Educação a Distância. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, 96 p, 2007.

BEZERRA, Mayam de Andrade, CARVALHO, Ana Beatriz Gomes. Tutoria: concepções e práticas na educação a distância. Tecnologias digitais na educação [online]. Campina Grande: EDUEPB, p. 233-258, 2011.

SOUZA, Daiene Costa de; SILVA, Danielle Garcia da; BELÉM, Shirley de Freitas. Educação a distância: contextos e desafios nas Regiões Ribeirinhas do Amazonas. 2020. Disponível em: http://repositorio.idaam.edu.br/jspui/handle/prefix/1148. Acesso em: 26 mai. 2021.

Downloads

Publicado

2021-07-30