REPLANEJAMENTO DA GESTÃO ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINORTE FRENTE AOS DESAFIOS DECORRENTES DA PANDEMIA PELA COVID-19 NA REALIDADE DO ESTADO DO ACRE

Vanessa Vogliotti Igami, Lucineia Scramin Alves, Marília Bezerra de Santana Macedo, Juliano Raimundo Cavalcante

Resumo


Introdução: O presente relato volta-se a descrição do movimento de replanejamento da Gestão Acadêmica do Centro Universitário Uninorte, localizado em Rio Branco, Estado do Acre, em função de necessidades geradas a partir da pandemia pela Covid-19, em especial nos semestres 2020.1 e 2020.2. Objetivo: Evidenciar as ações de replanejamento da Gestão Acadêmica necessárias ao andamento dos semestres 2020.1 e 2020.2, ressignificados a partir dos desafios impostos pelo quadro de pandemia pela Covid-19, na realidade do Estado do Acre. Relato: Organizada para a execução dos Cursos de Graduação e Pós Graduação nas modalidades presencial e a distância, a Gestão Acadêmica do Centro Universitário Uninorte viu-se diante do desafio de replanejamento dos semestres 2020.1 e 2020.2, considerando o contexto de isolamento social e restrições sanitárias estabelecidas a partir da decretação de pandemia mundial pela Covid-19, passando, a partir de então, a reconstruir os caminhos de seu replanejamento a fim de garantir as condições de estudos pela comunidade acadêmica, em atendimento às orientações emanadas pelos órgãos de controle da Educação Nacional.  Conclusão: É de conhecimento da comunidade acadêmica que o planejamento da Gestão Acadêmica é fundamental à organização dos processos de ensino e de aprendizagem na realidade do ensino superior, marcado por elevadas exigências quanto ao cumprimento de suas finalidades. Primando pela qualidade do ensino, o Centro Universitário Uninorte reúne, por meio de seus diferentes órgãos de apoio, as condições necessárias à boa execução de seus semestres. No entanto, diante do quadro de pandemia mundial pela Covid-19, se apresentou a necessidade, num curto espaço de tempo, em meio ao semestre de 2020.1 reorganizar-se a fim de garantir, já a partir do semestre 2020.1, em pleno andamento, continuidade das ações acadêmicas, sem prejuízo da qualidade de suas ações, embora submetidos ao isolamento social e restrições sanitárias determinadas pelo poder público em suas diferentes esferas.

Palavras-chave: Gestão Acadêmica. Replanejamento. Pandemia Covid-19.


Texto completo:

PDF

Referências


FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 47ª ed - Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Sistema e-MEC, 2021.

PAVANELO, Elisangela. KRASILCHIK, Myriam. GWERMANO, José Silvério Edmundo. Contribuições para a Preparação do Professor na Educação a Distância. IN: Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância. Volume 17, ABED, 2018.

TELLES, Wagner Rambaldi. ESQUINCALHA, Agnaldo da Conceição. O Tutor a Distância e sua Formação para o Trabalho em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. IN: Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância. Volume 16, ABED, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CES Nº 67/2003.

_______. Ministério da Educação. Portaria MEC Nº 1.428 de de 28 de dezembro de 2018.

_______. Ministério da Educação. Portaria MEC Nº 2.117 de 6 de dezembro de 2019.

UNINORTE/NAP. Núcleo de Apoio Pedagógico. Plano de Trabalho. 2017/2021.

___________. PDI. Plano de Desenvolvimento Institucional. 2017/2021.

___________. Regimento Geral. 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Associado à ABEC