DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM REMOTA EM TEMPOS DE COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Laise Maria Volgran de Alencar Franco, Ivana Caroline Silva Bergamin, Eufrasia Santos Cadorin

Resumo


Introdução: A pandemia da Covid-19, se apresenta como um dos maiores desafios sanitários em escala global deste século, com expansão rápida pelas diferentes regiões do mundo e do Brasil, fazendo com que diversos países decretassem situações emergências, trazendo consequências negativas, além da área da saúde, a educação e a área econômica Objetivos: Relatar a experiência do uso das tecnologias no decorrer da pandemia da Covid-19, analisando seus desafios e benefícios entre a população acadêmica diante do uso dessas tecnologias. Método: Relato de experiência vivenciado por duas acadêmicas do 5º período, do curso de Medicina de um centro universitário da cidade de Rio Branco, Acre, Brasil, frente ao processo de ensino remoto emergencial, no período de março de 2020 a abril de 2021. Resultados e Discussão: O estudo demonstra que a modalidade de ensino remoto apesar de não ser a forma de ensino ideal para os acadêmicos do curso de Medicina, uma vez que a realização de treinamentos práticos proporciona ao acadêmico uma junção de teoria e realidade dos serviços de saúde no qual esse discente será inserido futuramente, fica evidente que, a substituição de aulas presenciais por essa modalidade, mesmo diante as dificuldades relatadas, apresentou em grandes benefícios, visto que foi o único meio de dar continuidade ao período letivo, garantindo um vínculo, entre o ensino e a aprendizagem e gerando menos prejuízos na formação desses profissionais. Conclusão: Apesar das estratégias de ensino remoto gerarem grandes contribuições diante dos efeitos maléficos da pandemia Covid-19, foi evidenciado fragilidades, sendo esse modelo incapaz de substituir a interação e relações criadas presencialmente, ainda que, por se tratar de um curso da área de saúde. Porém os desafios foram um convite a reinvenção tanto para docentes e discentes que a cada dia foram desenvolvendo as habilidades necessárias para o ensino remoto

Palavras-chave: Pandemia. Covid-19. Ensino remoto. Tecnologias educacionais.


Texto completo:

PDF

Referências


AQUINO, E. M. L. et al, Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, 25(Supl.1):2423-2446, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - Covid-19.

PEREIRA, R. M. D. S. et al. Vivência de estudantes universitários em tempos de pandemia do Covid-19. Rev. Práxis, v. 12, n. 1 (Sup.), dezembro, 2020.

BASTOS, M. C. et al. Ensino remoto emergencial na graduação em Enfermagem: relato de experiência na Covid-19. 2020. Rev. REME. min. enferm; 24: e1335, fev.2020.

FEITOSA, A. et al. Tecnologias educacionais em tempos de pandemia: relato de experiência. Brazilian Journal of Production Engineering, 6(6), Edição Especial “Tecnologia & Inovação na Saúde”, 166-172, 2020.

LIMA, Fernanda Barboza de. Ensino remoto em tempos de Covid-19: percepções de alunos do curso de Letras. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, [S.l.], v. 19, n. 34, p. 60-78, dez. 2020.

LEAL, Marina Monteiro. Metodologias ativas no ensino remoto emergencial: estudo avaliativo com discentes de administração sobre os novos desafios no aprendizado. 2020. 70 f. Monografia (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.

REIS, M. C. M. V. et al. Ensino remoto: importância e benefícios da capacitação docente. Anais VII CONEDU - Edição Online - Campina Grande: Realize Editora, 2020.

SANTOS JUNIOR, V. B. D.; MONTEIRO, J. C. D. S. Educação e Covid-19: As tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Rev. Encantar - Educação, Cultura e Sociedade - Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 01-15, jan./dez. 2020.

HODGES, C. et al. The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. EDUCAUSE Review, 2020.

RONDINI, C. A., PEDRO, K. M., DUARTE, C. DOS S. Pandemia do Covid-19 e o Ensino Remoto Emergencial: Mudanças na Práxis Docente. Educação, 10(1), 41–57, 2020.

OLIVEIRA, G. M. P. et al. O ato de estudar na vida acadêmica. X ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2006.

Madke, P., Bianchi, V., & Frison, M. (2012). Interação no espaço escolar: contribuições para a construção do conhecimento escolar. Brasil: Departamento de Ciências da vida da Unijuí.

PACHECO, W. R. D. S. et al. A relação teoria e prática no processo de formação docente, Rev. de Pesquisa Interdisciplinar, Cajazeiras, n. 2, suplementar, p. 332- 340, set. de 2017.

PERUZZI, S.L.; FOFONKA, L. A importância da aula prática para a construção significativa do conhecimento: a visão dos professores das ciências da natureza. Educação Ambiental em Ação, n 47(XII): on line, 2014.

CORDEIRO, K. M. A. O impacto da pandemia na Educação: a utilização da tecnologia como ferramenta de ensino. Repositório Faculdades IDAAM 1-15. 2020.

LIMA, A. R. et a., Tecnologia na educação em tempos de quarentena, Revista Científica e-Locução, 1(17), 5-5., 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Associado à ABEC