TUTORIA ON LINE EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Larissah Cordovil Nogueira, Gabriela Oliveira da Silva Taveira, Rebecca Haana Queiroz Marinho, Rhuan Pablo do Prado Rodrigues, Rodolfo Alves Queiroz, Samara Firmino Magalhães, Samara Oliveira Queiroz, Tiago Lima de Albuquerque, Wilson Lopes Isquierdo Neto, Ruth Silva Lima da Costa

Resumo


A tutoria é um método que permite o acompanhamento sistemático do aluno, possibilitando um melhor desempenho técnico, emocional e relacionamento interpessoal, através do acompanhamento de um professor tutor com o intuito de facilitar esse processo. Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, cujo objetivo é descrever a experiência de acadêmicos do curso de medicina de um Centro Universitário do Acre frente a experiência da tutoria de forma remota. A partir dos relatos dos alunos, evidenciou-se que mesmo a tutoria ter sido realizada em um formato a distância, esse fato não trouxe prejuízos para o processo ensino aprendizagem, pois contribuiu   para o desenvolvimento de habilidades pessoais dos envolvidos, além de permitir a criação de vínculo entre eles, facilitando o processo de aprendizagem e sendo capaz de os levar as refletirem sobre a prática e a buscar novos conhecimentos, proporcionando um aprendizado de qualidade. Por fim, considera-se que a prática de tutoria, mesmo realizada a distância, pode ser capaz de render bons resultados na construção do conhecimento.

Palavras-chave: Epidemia por novo Coronavírus 2019. Estudantes de Medicina. Tutoria.


Texto completo:

PDF

Referências


UMAKANTHAN, Srikanth et al. Origin, transmission, diagnosis and management of coronavirus disease 2019 (COVID-19). Postgraduate medical journal, v. 96, n. 1142, p. 753-758, 2020.

CHUNG, Jee Young; THONE, Melissa N.; KWON, Young Jik. COVID-19 vaccines: The status and perspectives in delivery points of view. Advanced drug delivery reviews, 2020.

MORETTI-PIRES, Rodrigo Otávio et al. Pedagogical strategies in medical education to the challenges of Covid-19: scoping review. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 45, n. 1, 2021.

GOMES, Candido Alberto et al. Education during and after the pandemics. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, n. AHEAD, 2021.

DÍAZ ROLDÁN, José Luís. Administración de la práctica tutorial en tiempos del COVID-19: Atendiendo las necesidades especiales de los alumnos universitarios a través de la tutoría en línea. Dilemas contemporáneos: educación, política y valores, v. 8, n. SPE1, 2021.

AGUIRRE BENITEZ, Elsa Liliana et al. Tutoria como um processo que fortalece o desenvolvimento pessoal e o crescimento do aluno. Pesquisa médica, Cidade do México, v. 7, n. 25, p. 3-9, março de 2018.

RIO BRANCO, Prefeitura Municipal de Rio Branco. Decreto nº 196 de 17 de março de 2020. Dispõe sobre medidas temporárias a serem adotadas, no âmbito do município frente a pandemia do coronavírus. Rio Branco, 2020.

CARMO, Renata De Oliveira Souza; FRANCO, Aléxia Pádua. Da docência presencial à docência online: aprendizagens de professores universitários na educação a distância. Educação em Revista, v. 35, 2019.

CASTAMAN, Ana Sara; RODRIGUES, Ricardo Antônio. Distance Education in the COVID crisis-19: an experience report. Research, Society and Development, v. 9, n. 6, 2020.

DE MARCHI, Ana Carolina Bertoletti et al. A prática de tutoria online por meio de competências: estudo de caso de uma metodologia aplicada ao curso de Formação de Tutores. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 9, n. 1, 2011.

MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Uma visão integrada. Tradução por Roberto Galman. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

HACK, Josias Ricardo; ALBUQUERQUE, Daniela Aparecida de. Afetividade na educação a distância: um estudo de caso sobre o curso de letras-português na modalidade a distância da UFSC. Revista Educação e Linguagens, v. 5, n. 9, 2017.

HAGUENAUER, Cristina Jasbinschek; MUSSI, Marcus Vinicius Freitas; CORDEIRO FILHO, Francisco. Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Definições e Singularidades/Virtual Learning Environments: Definitions and Singularities. Revista Educaonline, v. 3, n. 2, 2011.

MATTAR, JOÃO et al. Competências e funções dos tutores online em educação a distância. Educação em Revista, v. 36, 2020.

ABAWAJY, Jemal. Analysis of asynchronous online discussion forums for collaborative learning. International Journal of Education and learning, v. 1, n. 2, p. 11-21, 2012.

CAMACHO, Alessandra Conceição Leite Funchal et al. Possibilidades para o Projeto didático em disciplinas conectados na saúde. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, v. 9, n.4, p. e111942907, 2020.

CAMPOS, Gilda Helena Bernardino de, ROQUE, Gianna Oliveira, AMARAL, Sérgio Botelho do. Dialética da Educação a Distância. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, 96 p, 2007.

BEZERRA, Mayam de Andrade, CARVALHO, Ana Beatriz Gomes. Tutoria: concepções e práticas na educação a distância. Tecnologias digitais na educação [online]. Campina Grande: EDUEPB, p. 233-258, 2011.

SOUZA, Daiene Costa de; SILVA, Danielle Garcia da; BELÉM, Shirley de Freitas. Educação a distância: contextos e desafios nas Regiões Ribeirinhas do Amazonas. 2020. Disponível em: http://repositorio.idaam.edu.br/jspui/handle/prefix/1148. Acesso em: 26 mai. 2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Associado à ABEC