MÉTODOS ATIVOS DE ENSINO ATRAVÉS DE UM MODELO DE PRÁTICAS DE LABORATÓRIO COM METODOLOGIA CIENTÍFICA DE PESQUISA.

Daniel José Ruiz Villalonga, Layra Lucy Albuquerque da Costa, Cydia de Menezes Furtado

Resumo


O trabalho abrange um período de quatro anos e foi desenvolvido na disciplina Mecanismos de Agressão e Defesa (MAD), na área de Microbiologia e nas práticas de laboratório através da implementação de metodologias ativas de ensino dentro das atividades práticas da disciplina e que transforma essas atividades em pesquisa, já que os alunos seguem uma metodologia para o isolamento e caracterização de microrganismos que é desenvolvida em atividades de pesquisa com obtenção de resultados só na fase final das práticas, a qual permite avaliar as atividades e os resultados através de um relatório com os resultados parciais, integrando estes resultados dentro de um contexto científico e desenvolvendo habilidades e hábitos próprios da disciplina.   

Palavras-chave: Microbiologia. Práticas de laboratório. Pesquisa. Métodos ativos.

Texto completo:

PDF

Referências


VASCONCELOS, C. dos S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. Rev. Planejamento pedagógico, vol. 3,15ª ed. São Paulo: Libertad, pag.14-27, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais + (PCN+) - Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Brasília: MEC, pag.104, 2002.

OSTERMANN, Fernanda e CAVALCANTI, Cláudio José de Holanda. Teorias da Aprendizagem. Vol. 4, Porto Alegre: Evangraf; UFRGS, pag.73, 2011.

FOOD MICROBIOLOGY, A classification of models in predictive microbiology – a reply to K. R. Davey, v. 10, p. 175 – 177, 1993.

McMEEKIN, T.A., BARANYI, J., BOWMAN, J., DALGAARD, P., KIRK, M., ROSS, T.; SCHMID, S.; ZWIETERING, M.H. Information systems in food safety management. International Journal of Food Microbiology, 112, 181–194, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Associado à ABEC