PROGRAMA DE PREPARAÇÃO PARA APOSENTADORIA – PPA VIDA ATIVA

Cássio Santana de Oliveira, Jarcilene Martins Souza da Silva

Resumo


Introdução: Refere-se à experiência de estágio realizado em uma Instituição Estadual de caráter permanente, tendo como competência principal a advocacia do Estado do Acre, junto a um grupo de servidores que irão se aposentar nos próximos quatro anos e também aqueles que já estão elegíveis a se aposentarem. Objetivos: Promover junto aos servidores um espaço de reflexão e planejamento da aposentadoria, abordando temas como relações interpessoais, autoconhecimento, saúde e bem-estar, gestão financeira e projeto de vida e importância das Instituições aderirem a esse tipo de Programa. Método: Foram utilizadas dinâmicas, palestras e rodas de conversa, pelo período de quatro meses, sendo oferecidas na modalidade grupal e realizadas duas vezes mensalmente e com duração de duas horas cada, no total de sete encontros. A partir dos depoimentos de alguns participantes na avaliação do PPA, apontou-se excelente aceitação dentre os servidores da instituição. Resultados: O papel da psicologia é fundamental na assistência desses programas junto à administração pública e ao equilíbrio psicológico dos servidores, tendo efeitos significativamente positivos. Conclusão: Colaborou para que houvesse uma conscientização e mudanças no pensar e agir sobre assuntos relacionados à aposentadoria, como envelhecimento, relações interpessoais, saúde, finanças e empreendedorismo e pequenos negócios promovendo melhorias na qualidade de vida dos participantes.

 

Palavras-chave: Aposentadoria. Preparação. Qualidade de vida.


Texto completo:

PDF

Referências


IBGE. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo demográfico 2010. Disponível em:

http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv23907.pdf>. Acesso em: 07 mar. 2017.

ZANELLI, J.C. Programa de preparação para a aposentadoria. Florianópolis: Insular, 1996.

EMILIANO, N. Aposentadoria, o Idoso e a Família. Disponível em: . Acesso em: 09 mai. 2017.

FRANÇA, Lucia Helena de Freitas Pinho; SOARES, Dulce Helena Penna. Preparação para a aposentadoria como parte da educação ao longo da vida. Psicologia: ciência e profissão. V.29, n.4: Brasília, dez. 2009.

CARVALHO, Antônio Vieira; SERFIM, Oziléia Gomes. Administração de recursos humanos. V. 2. São Paulo: Pioneira, 1995.

ANDUJAR, A. M. Modelo de Qualidade de Vida dentro dos Domínios Bio-Psico-Social para Aposentados. Florianópolis, 2006. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engª de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina.

ABRAPP. Aposentadoria com qualidade, responsabilidade social da empresa. Fundos de Pensão, n. 292, ano XXIII, p. 41-44, mar 2004.

MAGNANI, L. A. C.; MENDES, M. B.; MELLO, P. M.; et al. Programas de Preparo para a Aposentadoria (PPA): sua importância e necessidade na sociedade brasileira contemporânea. Curitiba: Faculdade de Direito de Curitiba, 1993.

WIECZYNSKI, M. M. O Significado da Ocupação Pós-Aposentadoria nas Organizações Sociais: uma questão em debate. Florianópolis, 2003. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Universidade Federal de Santa Catarina. Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003. Dispõe sobre o Estatuto do Idoso.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de outubro de 1998: - Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2004.

BRASIL. Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993. Dispõe sobre a organização da Assistência Social e dá outras providências.

RODRIGUES, N. C. O processo de comunicação familiar: a participação do idoso. In: SCHONS, C. R. N.; PALMA, L. T. S. (Org.) Conversando com Nara Rodrigues: sobre gerontologia social. 2 ed. Passo Fundo: UPF, p. 57-68, 2000.

ABRAPP. Os riscos da transição para aposentadoria. Fundos de Pensão, n. 287, ano XXII, p.37-40, Set. 2003.

ZANELLI, José Carlos. O programa de preparação para aposentadoria como um processo de intervenção ao final de uma carreira. Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, Edição Especial Temática, p.157-176, 2000.

ZANELLI, José Carlos; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo; BASTOS, Antônio Virgílio Bittencourt. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2004.

PINTO, Larissa. ALVES, Shyrllen. A atuação da psicologia no programa de preparação para a aposentadoria. Estudo Interdisciplinar do Envelhecimento. Porto Alegre, v. 19, n. 02, p. 525-548, 2014.

ZANELLI, José Carlos; SILVA, Narbal; SOARES, Dulce Helena Penna. Orientação para aposentadoria nas organizações de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2010.

FRANÇA, L. H. Repensando a aposentadoria com qualidade – Um manual para facilitadores em programas de educação para a aposentadoria. Livro eletrônico publicado pela Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI/UERJ), Rio de Janeiro, 2002.

SOARES, Dulce Helena Penna. A Escolha Profissional: do jovem ao adulto. São Paulo: Summus, 2002.

AMORIM, A. Dinâmicas de grupo. 2015. Disponível em: Acesso em: 20 mar. 2017.

SOARES, D. H. P.; COSTA, A. B. Aposenta-ação: Aposentadoria para ação. São Paulo, SP: Vetor, 2011.

COSTA, Aline Bogoni; SOARES, Dulce Helena Penna. Orientação psicológica para a aposentadoria. Rev. Psicol., Organ. Trab. (online). 2009, vol.9, n.2, pp. 97-108. ISSN 1984-6657.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Associado à ABEC