NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO (NAP/UNINORTE): DE SUA INSTITUCIONALIZAÇÃO À DINÂMICA COTIDIANA DE SEU FUNCIONAMENTO

Ana Flávia da Costa Nobre Angel, Vanessa Vogliotti Igami, Marília Bezerra de Santana Macedo

Resumo


Introdução: O presente artigo descreve a trajetória de desenvolvimento do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) das Instituições de Ensino Superior (IES) mantidas pela União Educacional do Norte (UNINORTE), do contexto de sua institucionalização à dinâmica cotidiana de seu funcionamento. Objetivo: Compartilhar a relevância do NAP enquanto órgão de apoio à Gestão Acadêmica, buscando-se a partir desta compreensão ampliar a participação e envolvimento dos diferentes atores que nele transitam, com vistas ao alcance de melhorias na qualidade do ensino a partir da interação, troca de saberes e ressignificação de aprendizados conjuntos. Relato: Assumido pelo Conselho Diretor (CONSED) das IES mantidas pela UNINORTE como uma necessidade de suporte às Políticas Institucionais de Gestão Acadêmica, o NAP foi previsto como uma das metas do Plano de Desenvolvimento Institucional no quinquênio 2014/2018. Implementado no ano de 2015 como órgão de apoio à Diretoria Acadêmica, no cumprimento de suas finalidades, tem desenvolvido ações de assessoramento e apoio técnico-pedagógico a Coordenadores e docentes dos cursos de graduação dentro das diferentes áreas de formação. Conclusão: A dinâmica de funcionamento do NAP tem fomentado a abertura de espaços coletivos de reflexão, planejamento, construção de estratégias de ensino e de aprendizagem intra e intercursos, contribuindo para o fortalecimento das políticas institucionais no campo da gestão acadêmica, sobretudo, do ponto de vista da formação e desenvolvimento docente.

Palavras-chave: Apoio pedagógico; gestão acadêmica; qualidade do ensino.


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Referências


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