A INTERVENÇÃO URBANA COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA NOS PROCESSOS DE REFLEXÃO DA SAÚDE DO TRABALHADOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Luciana Ribeiro da Silva Peniche

Resumo


Introdução: As exigências do mercado de trabalho quanto à qualificação por competências têm movimentado os processos de formação dos profissionais de nível superior, o que leva as instituições de ensino superior a buscarem estratégias pedagógicas para suprir tais necessidades. Desenvolvimento: O presente artigo tem por objetivo relatar a experiência da autora com um instrumento utilizado pela arte e arquitetura/urbanismo “intervenção Urbana” que faz uso de imagens para instigar processos reflexivos tanto sociais quanto políticos. O projeto intervenção urbana: olhar reflexivo, tem sido executado desde 2016, na disciplina Fisioterapia na Saúde do Trabalhador, ministrada no 6º período do curso de Fisioterapia da Faculdade Barão do Rio Branco – UNINORTE. A cada semestre grupos eram formados e tinham como tarefa elaborar uma intervenção urbana com um subtema dentro do tema “a saúde do trabalhador”. Considerações Finais: Ao final desta experiência foi perceptível o crescimento, amadurecimento e desenvolvimento das competências contempladas na disciplina, de cada turma. O envolvimento e as contribuições para os processos de construção de um olhar diferenciado e crítico a respeito da saúde do trabalhador foram significativas e estimulantes para a cada semestre termos reedições do projeto.

Palavras-chave: Saúde do trabalhador. Intervenção urbana. Promoção à saúde.


Texto completo:

PDF

Referências


REFERÊNCIAS

LEITE, Denise. (org) FERNANDES, Cleoni Barboza; BROILO, Cecilia Luiza (colab). Qualidade da educação superior: avaliação e implicações para o futuro da universidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012. Disponível em: http://www.ufrgs.br/inov/docs/qualidade-da-educacao-superior-aval-e-implic-p-o-futuro-da-univ Acesso em: 25 abr 2018.

SOFFNER, Renato Kraide. Competências do século 21. Revista Pesquisa e Debate em Educação - Faculdade de Educação Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação - Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública, p. 28, 2015. Juiz de Fora –MG. Disponível em: www.revistappgp.caedufjf.net/index.php/revista1/article/download/82/52. Acesso em: 26 abr. 2018.

ARAUJO, Glauber Galvão de. ARANHA, Eduardo Henrique da Silva. Avaliação formativa das competências e habilidades: instrumentação para jogos digitais. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação - CINTED-UFRGS Revista Novas Tecnologias na Educação. V. 11 Nº 3, dezembro, 2013. Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/44426/28472 Acesso em: 20 abr. 2018.

INTERVENÇÃO. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2015. Disponível em: . Acesso em: 27 abr. 2018.

PENICHE, Luciana Ribeiro da Silva. O processo de trabalho na produção de farinha de mandioca no município de Rio Branco-AC: contribuições para vigilância em saúde do trabalhador. Dissertação de mestrado - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Rio de Janeiro, 2014-2014. 96f.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Associado à ABEC